top of page

Planejamento de Custos com Pessoal e Head-count na Startup

Atualizado: 5 de mar.

Gastos com pessoal representam enorme parcela do cash-burn em startups. Em SaaS, facilmente supera 70% dos desembolsos mensais. O planejamento da evolução da equipe é fundamental -- e portanto do volume de dispêndio. Não obstante a indicações sobre quando contratar, quais funções e perfis devem vir primeiro, qual modelo de remuneração etc., elaboramos um modelo visando a subsidiar o processo pela ótica financeira.

Este modelo de planejamento de custos com pessoal e head-count na startup projeta os valores com base em diferentes dimensões de parâmetros:

  • cenários de contratação de pessoal;

  • ondas de contratações;

  • divisões / áreas internas;

  • faixas de remuneração;

  • modelos de contratação (PJ x CLT).

A elaboração deste modelo está em desenvolvimento pela equipe Controleria. Publicaremos as peças à medida que ficarem prontas, atualizando este artigo a cada novidade. Neste momento -- dezembro/2023 -- estão publicados a planilha 01, para análise comparativa de custos em contratos PJ x CLT, e um resumão do modelo (vide link abaixo).

Críticas, comentários e considerações diversas são muito importantes. Por favor, envie comentários neste artigo ou via mensagem privada.


Materiais complementares: nesta pasta online

(será necessário se inscrever no site Controleria para baixá-los; a inscrição não será usada para comunicação indesejada, publicidade ou repasse a terceiros)

  1. planilha 01: Análise comparativa de contratos PJ x CLT

  2. resumão

  3. planilha 02: Planejamento geral de head-count

  4. manual de utilização

  5. ebook: Planejamento de Custos de Pessoal e Head-count na Startup

  6. curso online


(texto atualizado 29/12/2023)





28 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page